8 Dicas para começar bem no mundo da musculação
1 – Não invente moda
Entre as dicas de musculação mais importantes que posso te dar, esta é a principal. Há, nas redes sociais, muitas pessoas propagando exercícios que não tem efetividade e colocam sua integridade física em risco.
Musculação é composta por movimentos básicos, bem executados e com a carga correta. Se o que você está fazendo foge destes princípios, provavelmente você está errando.
Por isso é fundamental seguir o básico, seguir uma progressão de carga total de treinamento e trabalhar com diferentes estímulos. Tudo isso seguindo o básico da musculação.
2 – Sempre leve em conta sua individualidade
A sua individualidade é um dos pontos mais importantes na musculação. Mas como usar ela de forma inteligente? Primeiramente você precisa entender seus objetivos e a forma como irá treinar para atingi-los.
Treinar de acordo com sua individualidade é, antes de qualquer coisa, buscar estímulos específicos para você. Se você é um iniciante, precisa de estímulos para iniciantes. Simples assim!
3 – Você não precisa trocar toda hora de exercícios
Uma das dicas de musculação que pouca gente te dará! Você não precisa trocar toda hora de exercícios. Aliás, é possível chegar a excelentes resultados, usando os mesmos exercícios por um longo tempo.
Mas como? Simples, você irá mexer nas variáveis de treinamento, como tempo de descanso, carga, cadência, número de repetições e outras variáveis.
Este é uma dica de musculação que complementa a número 1. Não invente. Não precisa trocar toda hora de treino e ficar mudando de exercícios a todo momento.
4 – A dieta é tão importante quanto o treino
Se você apenas treina, mas come de qualquer jeito, sem qualquer critério, você não terá resultados. O treino “destrói” suas estruturas musculares, para que elas se recuperem e se tornem ainda melhores.
Mas para que isso aconteça, o corpo precisa de substratos, que são oferecidos pela dieta. Mas também não adianta comer certo só em alguns momentos do dia.
5 – Execução precede a carga
Uma das dicas de musculação que precisa estar na cabeça de todo praticante. De nada adianta você executar um movimento com muita carga, se ele é mal feito.
A execução dos movimentos sempre deve estar a frente da carga utilizada. Caso contrário, você trabalha com os músculos de forma errada e ainda aumenta consideravelmente os riscos de lesão.
Você não é igual ao seu amigo, que não é igual a aquela celebridade fitness. Por isso, seu treino precisa obrigatoriamente, ser individualizado, de acordo com seu nível de condicionamento e necessidades. Caso contrário, você não chegará aos objetivos que poderia.
6 – Treine coxas
Esta é uma dica de musculação mais aplicada aos homens. No geral, é muito comum vermos homens que não treinam coxas. Primeiramente, por que preferem os movimentos para membros superiores, segundo, que sentem mais desconforto ao treinar membros inferiores.
O problema é que sem treinar coxas temos uma redução no ambiente anabólico e principalmente, temos uma redução no desempenho e força de uma forma geral. Com isso, seu treino acaba sendo prejudicado e não traz os resultados que você poderia ter, se treinasse corretamente.
7 – Fortaleça o manguito rotador
O manguito rotador é uma estrutura presente na articulação do ombro e dá estabilidade a mesma. Se você não trabalhar com um fortalecimento específico, pode desenvolver lesões neste local e com isso, sentir fortes dores e prejudicar sua mobilidade.
8 – Treine com diferentes ângulos de movimento
Nossos músculos são formados por diferentes unidades motoras, que controla a contração. Por isso, é fundamental trabalhar com estas diferentes unidades motoras, para que o estímulo muscular seja mais acentuado.
Por isso, é interessante usar movimentos em diferentes ângulos, para que mais unidades motoras sejam envolvidas. Por exemplo, você pode usar a rosca direta com barra, no banco inclinado e no banco scott para dar um trabalho mais completo para o músculo alvo.
Isso não significa inventar, mas sim, usar com inteligência diferentes ângulos de movimento, para produzir mais eficiência.


